Houve a entrega de Kits contendo diário de Campo, que também funciona com diário de vivencias, cd, Pendriver, e canetas que têm como objetivo que o jovem adolescente tenha mais um subsídio material que promova seu aprendizado e consequente desenvolvimento.
Segundo a politica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome (2009) o Programa Projovem adolescente em suas diretrizes metodológicas preconiza instrumentos para o registro das ações educativas de acompanhamento e que podem ser criados para apoiar e subsidiar o desenvolvimento dos jovens nos Coletivos em sua participação nas ações socioeducativas. Alguns instrumentos tal como os meios de informática (Pendriver, CD), facilita a vida do adolescente que pode entrar em contato com o mundo virtual interagindo e aprendendo e sendo um cidadão ativo no seu processo de amadurecimento para a vida profissional e cidadã.
Os kits foram entregues na comunidade Vila Libania, Morrinhos e Poço Verde, todos da zona rural do Município de Mucambo no Ceará. O município também conta com coletivos na zona urbana que funcionam no CRAS (Centro de Referencia em Assistência Social) da qual também receberam o material . A entrega foi feita pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social na qual destacou a importância do acompanhamento pela mesma dos serviços que são preconizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome (2009).
Dentre as ações do Projovem adolescente destacam-se os Encontros: são espaços de responsabilidade do Orientador Social, nos quais se desenvolvem com os jovens um itinerário formativo, orientado pelos percursos socioeducativos e por seus objetivos.
• Oficinas de Convívio por meio do Esporte, Lazer, Arte e Cultura: são espaços de práticas e vivências culturais, lúdicas, esportivas e de lazer, desenvolvidas pelos respectivos Facilitadores e também pelo Orientador Social.
• Oficinas de Formação Técnica Geral (FTG): são espaços/tempos de trabalho socioeducativo de responsabilidade do Facilitador de Formação Técnica Geral/ FTG, com o objetivo geral de desenvolver atividades teóricas e práticas sobre os conhecimentos do mundo do trabalho.
Fonte de Referencia
Ministério do Desenvolvimento Social Combate à Fome. – 1. ed. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.
:
Nenhum comentário:
Postar um comentário